Nove países e um objetivo: garantir a implementação da Telessaúde na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nos dias 13 e 14 de setembro, será realizada a I Reunião de Telemedicina e Telessaúde da CPLP. O encontro acontece na cidade de Praia, em Cabo Verde, graças a uma parceria histórica do Ministério da Saúde do Brasil com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP (Rede Universitária de Telemedicina – RUTE), a Fundação Oswaldo Cruz, o Ministério da Saúde de Cabo Verde e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
O tema desta primeira reunião será “Saúde Digital em língua portuguesa”. Na pauta das discussões está a elaboração conjunta de um plano de trabalho para o “Roteiro Estratégico de Implantação da Telessaúde nos Países de Língua Portuguesa”, aprovado na Reunião Técnica PECS-CPLP, em março de 2016. Ainda não foi confirmado se haverá transmissão online do debate, mas a expectativa é positiva.
A Rede RUTE, da qual o NUTEDS/FAMED/UFC faz parte, divulgará o link de acesso para quem quiser acompanhar a distância, caso se confirme a transmissão. Em 26 de outubro deste ano, está programada outra reunião dos Ministros de Saúde da CPLP em Brasília, pelo fato do Brasil estar na presidência pró-tempore em 2017/18. Este encontro pode sinalizar novos desenvolvimentos de redes colaborativas em projetos de Telemedicina e de Telessaúde nos países de língua portuguesa.
Sobre a CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional criada em 1996 para cooperação entre países lusófonos. Atualmente, nove nações constituem a comunidade: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Timor Leste, São Tomé e Príncipe.